Facebook Instagram
51 3723.3001

Novidades


Decoração com plantas: tenha seu jardim em casa!

Fechar Próxima Anterior

Decoração com plantas: tenha seu jardim em casa!

Decoração com plantas: tenha seu jardim em casa!

02/09/2019

Veja como a decoração com plantas pode transformar os ambientes da sua casa. Conheça quais plantas devem ser usada em cada parte e ideias de como usá-las para decorar.

Com a vida urbana atual, torna-se cada vez mais difícil o contato externo com a natureza, por isso, ter um jardim dentro de casa é tão bom. As plantas são elementos que combinam com todos os estilos sw decoração e podem ser usadas em qualquer ambiente.

Uma casa bem decorada é o sonho de qualquer pessoa, afinal, quem não quer morar num lugar bonito e aconchegante, não é?! E a decoração com plantas deixa a casa ainda mais cheia de vida e tranquilidade. Um lar perfeito!

Muitas espécies de plantas se adaptam muito bem em ambientes internos. Tendo exposição de luz natural elas podem ser usadas na sala, cozinha, quarto e até no banheiro!

Por que decoração com plantas naturais é uma boa ideia?

A natureza tem o poder de acalmar e transmitir leveza, equilíbrio e aconchego. E a melhor maneira de trazer isso para dentro de casa é investir em uma decoração com plantas. Mesmo que você more em um apartamento pequeno, existem várias soluções que facilitam o cultivo de plantas e possibilitam a criação de um jardim lindo dentro de casa.

Uma das tendências que vem ganhando destaque na decoração é o estilo minimalista, em que o conceito menos é mais é aplicado para construir um espaço mais básico, clean e sem excessos. E mesmo sendo um estilo com poucos elementos, as plantas têm seu lugar reservado na decoração, o que denota a relevância delas para os ambientes.

É claro que nem todas as plantas são adequadas para ambientes internos, mas dentre as espécies favoráveis, há algumas com folhagens lindas e um cultivo fácil de manter. Então, separamos 8 dicas de plantas para ambientes fechados. Confira!

As 8 Melhores plantas para dentro de casa

As plantas podem ser colocados em qualquer cantinho da casa, basta saber qual se adapta melhor com a luminosidade do espaço, entre outras características. Se você possui uma rotina agitada, isso também deve ser levado em consideração, pois existem flores e folhagens que necessitam de um cuidado mais específico e rigoroso.

Aqui, vamos indicar 8 plantas que são facilmente adaptáveis e exigem pouco cuidado. São elas:

Lírio da Paz

Cróton

Jiboia

Antúrio

Palmeira-leque

Samambaia

Cactos

Peperômia

Confira características de cada uma delas:

Lírio da paz

É uma planta perfeita para vaso e se desenvolve bem em ambientes internos. O lírio da paz é originário de regiões tropicais, por isso, prefere lugares mais quentes. Apesar disso, sobrevive à temperaturas frias. Ela gosta de luminosidade difusa (sombra) e precisa ser regada com frequência (uma vez por dia), deixando a terra sempre úmida.

Cróton

O Cróton é uma planta arbustiva que faz parte do grupo de plantas ornamentais mais procuradas no mundo. Possui uma folhagem que foge do comum, com uma coloração atraente e exuberante, mesclando vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja. O cróton precisa de muita luz para crescer bem e manter a coloração. A terra não pode ficar seca e nem encharcada, então o ideal é regar de 2 em 2 dias.

Jiboia

A jiboia é uma planta trepadeira, podendo chegar a ter mais de 12 metros, sendo uma das melhores plantas para ter em casa. Ela gosta de meia luz, calor e água, portanto, deve ser mais regada no verão e menos no inverno. No verão, a rega pode ser 3 vezes por semana, se estiver muito quente. No inverno, de 1 a 2 vezes por semana

Antúrio

O antúrio é parecido com o lírio da paz, mas suas flores são vermelhas, mais abertas e exóticas. Essa planta gosta de muita luz, mas não gosta de exposição direta ao sol. O antúrio precisa de muita umidade, por isso, as regas devem ser feitas pelo menos a cada dois dias. Em períodos mais frios, a rega pode ser feita apenas uma vez por semana.

Palmeira-leque

A palmeira-leque é uma espécie de pequeno porte, podendo chegar no máximo até os 3,6 metros de altura. Ela é perfeita para decorar ambientes internos, mas gosta de sol pleno, então deve ficar perto de janelas. O solo deve ser bem irrigado, regando sempre que a terra parecer seca.

Samambaia

A samambaia é uma planta lindíssima e deixa o ambiente muito atraente. Ela adora ambientes úmidos e deve ter o solo regado uma vez por dia e borrifadas de água em suas folhas uma vez por semana. É necessário adubá-la uma vez por mês para se mantenha sempre verde e viçosa.

Cactos

Os cactos estão dominando os ambientes internos, sendo uma das plantas preferidas para quem não tem tempo de cultivar. Eles deixam qualquer ambiente mais autêntico e cheio de personalidade, mas você deve cuidar para não afogá-los. A rega adequado é de 7 em 7 dias, ou seja, uma vez por semana, cuidando para que a medida de água seja adequada ao tamanho da planta. Por exemplo, para um mini-cacto, uma colher de chá de água é suficiente.

Peperômia

A peperômia, assim como a jiboia, é uma planta pendente, mas não chega a tantos metros. É uma planta de ramagem carnosa e muito decorativa, dando um toque de delicadeza aos ambientes. A rega deve ser feita de 2 em 2 dias e a adubação a cada três meses.

Ideias para organizar as plantas na decoração

Para ter um jardim encantador dentro de casa, você precisa saber como usar os espaços para organizar a exposição das suas plantas. É interessante usar diferentes elementos, cores e mesclar os tipos de plantas para criar mais harmonia com o ambiente.

No chão

Para o chão, existe uma ampla variedade de vasos e suportes que ficam lindos em qualquer cômodo da casa. Você pode misturar vasos de cores, texturas e materiais diferentes, intercalando com plantas menores e maiores. Também pode usar suportes de chão para deixar os vasos com alturas variadas. Aqui, plantas como o lírio da paz, antúrio e cacto casam perfeitamente. O espaço fica realmente muito lindo!

No teto

Não tem espaço no chão? Sem problemas, use o teto! Os suportes pendurados são uma opção excelente para ter um jardim em casa. Existem suportes em diversos materiais no mercado, como metal, plástico e macramê. Também é interessante usá-los para plantas que sejam pendentes, como a jiboia e a peperômia, pois caem para baixo e deixam a decoração muito charmosa.

Na parede

Você já ouvir falar de jardim vertical? Então, o jardim vertical faz uso da parede para existir, tendo uma instalação prática e de fácil manutenção. Há diversos tamanhos disponíveis, sendo possível instalar em pequenos e grandes espaços. Também dá para usar vasos e suportes fixados diretamente na parede. Uma boa opção para quem tem um ambiente pequeno.

Na estante

As plantas inseridas em estantes ajudam a dar um ar mais moderno para a decoração e praticamente não ocupam espaço. Elas podem ser colocadas ao lado de livros, elementos decorativos, quadros e outros objetos, criando um mix de cores com a vibração do verde das plantas. Dependendo do tamanho da estante, plantas pendentes ou de pequeno porte são mais adequadas, como as samambaias de tamanho médio e os mini-cactos.

Na escada

Se a escada for grande, é possível separar uma parte lateral para plantas de grande porte. Caso a escada seja pequena ou estreita, dá para apostar em suportes pendentes no teto ou na parede. Outra solução é colocar vasos de pequeno ou médio porte nos degraus da escada. Um espaço que normalmente é esquecido ganha vida e notoriedade com a presença de plantas ornamentais.

As plantas ornamentais são aquelas cultivadas para embelezar ambientes. São as preferidas para decoração de interiores e paisagismo, criando um lindo jardim dentro de casa.

Depois dessas dicas, que tal renovar a decoração da sua casa com a beleza das plantas naturais?

Compartilhe com a gente como você faz a decoração da sua casa!

 

Por @marcioduarteo


Voltar



Rua Júlio de Castilhos, 735 | dcale@dcale.com.br | (51) 3723.3001 | Cachoeira do Sul/RS
DCale Móveis S-Info